O pão-por-Deus é um peditório ritual feito por crianças, embora antigamente participassem também os pobres, associado às práticas relacionadas com as refeições cerimoniais do culto dos mortos
O peditório do pão-por-deus ,está associado ao antigo costume que se tinha de oferecer pão, bolos ,vinho e outros alimentos aos defuntos.Era costume "durante o ano, nos domingos e dias festivos se offerecerem por devoção picheis, ou frascos de vinho, e certos pães, que põe em uma toalha estendida sobre a sepultura do defunto, e uma vela acesa.
Em Portugal no dia 1 de Novembro, Dia de Todos-os-Santos as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos bandos para pedir o Pão-por-Deus (ou o bolinho) de porta em porta. O dia de pão-por-deus, ou dia de todos os fieis defuntos, era o dia em que se repartia muito pão cozido pelos pobres.
4 comentários:
Eram as nossas tradições, agora substituídas pelas comemorações estrangeiras do Halloween :P
Nunca o fiz, mas vão lá sempre crianças à porta.
Beijocas
Gosto imenso, e gostava ainda mais quando era pequena e andava com uma saca de tecido a pedir porta a porta, toda a gente dá, é tão giro :)
Errado!
Dia dos fiéis defuntos é hoje, dia 2 de novembro.
Ontem foi dia de Todos os Santos. Dia que as pessoas aproveitam para cumprir os rituais funerários, por ser feriado, já que dia 2 têm que trabalhar. :)
Enviar um comentário