Cadáveres humanos sem pele expostos em Lisboa
Quem visitar a exposição aberta desde 31 de Outubro na Cordoaria Nacional, em Lisboa, e ainda sem data de encerramento, irá ver muito mais do que isso. Ao todo, há 34 cadáveres e 350 órgãos humanos preservados com três técnicas diferentes e têm um aspecto fresco. Por isso, é possível ver como são as nossas entranhas: os aparelhos respiratório, digestivo, urinário, sexual, circulatório; o cérebro e muitos, muitos músculos.
A plastinação permite fixar os tecidos mortos de forma a impedir a sua decomposição. É uma técnica constituída por cinco passos: primeiro, usam-se substâncias químicas para travar a decomposição do corpo; depois, dissecam-se as partes necessárias do cadáver para mostrar a sua anatomia; em terceiro lugar, elimina-se a água do corpo usando acetona; de seguida, coloca-se o corpo numa câmara de vácuo, num banho de polímeros líquidos – o vácuo obriga a acetona líquida a tornar-se gás, libertando-se dos tecidos, e sendo substituída pelos polímeros; finalmente, aplica-se silicone para endurecer o corpo.
Esta exposição, que veio de Jesolo, no Norte de Itália, junto a Veneza, está aberta das 10h às 20h, todos os dias da semana, incluindo fins-de-semana e feriados. O bilhete custa 15,5 euros por adulto e há descontos para estudantes, idosos, crianças, famílias, grupos de adultos e grupos escolares.No fim-de-semana de abertura, mais de 3000 pessoas visitaram a exposição.
11 comentários:
Gostava de ver. Parece-me muito interessante!
gostava muito de ir ver :)
Acho que não tenho estômago para tal exposição...
Isso há de parecer um talho. xD
Já estive numa semelhante e foi uma experiência engraçada. :)
É uma coisa gira para eu ver com as minhas filhas, sobretudo com a mais nova, que tem espírito de cientista.
O cavaco não tem massetér. Engole os sapos vivos, sem mastigar. ;P
Pena o preço dos bilhetes porque deve ser mesmo uma exposição do caraças!
Beijocas
muito interessante!
Deve ser interessante.
Volta e meia esse tipo de exposição retorna.
Eu gostava de ver mas por 15€ ou 15.50, passo.
Me desculpem, pode valer isso talvez... noutro país, onde se ganha melhor ou num país com mais população.
Por aqui é um roubo. Parece-me...
Plastificação: continuo a te acompanhar pela TV!
Enviar um comentário