quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

organizar a limpeza da casa



Como manter a nossa casa sempre limpa e com pouco esforço
De manhã, ao acordar, e depois de deixar o quarto a arejar com a roupa da cama puxada para trás é altura de fazer a cama. Não se deixa acumular a roupa que se vestiu nos dias anteriores pois é arrumada ou colocada para lavar no momento em que se despe.
Nas casas de banho, as toalhas são penduradas a secar logo depois dos banhos e passa-se sempre o chuveiro pela banheira ou polibã depois de cada banho para eliminar a sujidade maior. E o lavatório é sempre limpo depois de lavar os dentes ou de fazer a barba, de modo a nunca deixar acumular muita sujidade.
À noite, antes de ir para a cama, as almofadas do sofá são sempre sacudidas e dispostas no sofá, os comandos da TV são arrumados no sítio próprio e qualquer outra coisa que esteja fora do sítio é arrumada (louça suja vai para a máquina, de inverno a manta é dobrada e arrumada, as revistas ou livros colocadas no sítio certo).
Na cozinha também há método e organização. Não se deixa acumular louça suja no fim de uma refeição, que é sempre lavada à mão ou colocada na máquina. E a louça lavada é arrumada logo que esteja seca. A cozinha é varrida todos os dias e, dia sim, dia não, lava-se rapidamente o chão com a esfregona. O fogão é limpo todos os dias para não acumular sujidade e toda a comida que sobra é devidamente acondicionada no frigorífico ou congelador em taças plásticas próprias.
Depois, pelo menos uma vez por semana, há que aspirar a casa toda e sacudir tapetes, bem como limpar o pó. As casas de banho também são aspiradas – é um ótimo método para apanhar os cabelos – mas normalmente durante a semana há sempre necessidade de limpar outra vez. Para limpar o pó, nada melhor que usar uma Swiffer. Para além de ser muito mais fácil de usar do que o método tradicional do pano do pó, atrai o pó nas zonas de difícil acesso e não o espalha por todo o lado. Swiffer é ótima para limpar o ecrã da televisão, do monitor do computador, as molduras dos quadros e o tabliê do carro (aproveito sempre também para limpar o porta luvas).
Depois há que lavar as casas de banho e a cozinha, mas nunca é uma tarefa nem demorada nem difícil, pois nunca se deixa acumular muita sujidade.
Outra coisa que gosto de usar é Ambipur – para ter a casa sempre a cheirar bem, e que acho que faz toda a diferença. O cheirinho vai-se libertando e perfumando toda a casa, tornando-a logo muito mais acolhedora.
site: paramim
Da especialista do lar Joana Roque

18 comentários:

Leni disse...

Boas dicas :)

Fashionista disse...

adorei e sigo um sistema parecido!

Urban Cat disse...

Acreditas que faço tudo isto? Por isso tenho sempre a casa arrumada e pronta a receber alguém a qualquer altura do dia, mesmo aquelas surpresas que não esperamos ;)

Cláudia disse...

Já estão aí muitas coisas que faço cá por casa, por isso quando tiver a minha casa, já sei que estou no bom caminho =)

Beijocas

Meu Velho Baú disse...

Estrela e não é que li tudo com muita ATENÇAO. Na realidade tenho-me que organizar melhor...
Agora aspirar tem que ser quase todos os dias ( ao fim do dia ) é que isto de netos e casa arrumada, tem muito que se lhe diga.
Beijinhos e obrigada pelas dicas

Opinante disse...

Pequenos gestos fazem a diferença :D

A Minha Essência disse...

Boas dicas. Algumas que estão aqui descritas, aplico-as.

Anónimo disse...

São boas dicas. E aqui em casa faz-se isso.

Janny disse...

ai adoro, quando eu tiver uma casa vou aplicar (apesar de cá em casa já ajudar muito nas limpezas)

PINTA ROXA disse...

aqui em casa é assim que faço, "tirando o quarto da aprendiz que para ela está sempre arrumado, mesmo que tenha uma tonelada de roupa em cima da cadeira.."
O Ambipur é que não tenho mas acendo velas de cheiro e paus de incenso muitas vezes.
Agora vou ver o selinho e levar para o fundo da minha pagina.
Beijocas boa noite, quersadizer bom dia.. vou dormir.

Palco do tempo disse...

boas dicas :)

Opinante disse...

Minha querida, és cliente EDP? Se fores, tens que lá ir assinar um papel, porque a EDP vai mudar de nome, de EDP Universal para EDP Comercial..

Opinante disse...

Minha querida, és cliente EDP? Se fores, tens que lá ir assinar um papel, porque a EDP vai mudar de nome, de EDP Universal para EDP Comercial..

Fifi disse...

Gosto muito desse site eheh

Olha quanto ao comentário, mesmo um clone não teria a mesma personalidade que nós, e não viveria as mesmas experiências nem no mesmo tempo...

Beijinhos e bom fim-de-semana *

C*inderela disse...

Tento seguir algumas dessas dicas :P

Green disse...

Cá por casa sempre me habituei a fazer tudo isso.

Sarah in Wonderland disse...

:) Também sou mt arrumada!

Anónimo disse...

Curiosamente há muito tempo que faço muitas dessas coisas. ;)

bjs