domingo, 23 de agosto de 2015

Ribeiro do Cavalo

A praia chama-se Ribeiro do Cavalo e fica muito perto de Sesimbra, mas longe dos circuitos turísticos. Primeiro é preciso subir de carro por uma estrada de terra batida. Depois descer a pé por um trilho de areia e cascalho, por vezes escorregadio e com grandes pedras para vencer, quase sempre entre os arbustos.



Raramente se vê a água lá em baixo e, só no final, avistamos a areia, apercebendo-nos da existência de um amplo areal. É, no entanto, o mar que nos prende a atenção quando chegamos: transparente junto à areia, de um azul turquesa belíssimo logo depois. No meio, para tornar o cenário ainda mais bonito, existem alguns rochedos, um dos quais terá dado o nome à praia, por se assemelhar com a cabeça de um cavalo. Do lado oposto, existem altas arribas cor de barro e, dos lados, montes cobertos de verde. De imediato, sabemos que estamos num sítio especial. Por isso, não há como resistir e mergulhamos naquela água fria, mas paradisíaca.

Devido ao difícil acesso, a praia é maioritariamente frequentada por jovens que temerariamente ali chegam de chinelos de meter o dedo, grandes geleiras e alguns até com equipamento para aí passarem a noite. Devagarinho, porém, a praia é acessível a qualquer pessoa com boa mobilidade, a qual, no seu juízo perfeito, sentirá que o esforço valeu a pena.

3 comentários:

Catarina disse...

A dificuldade de acesso a muitas praias é uma das coisas que acontece muito até no Algarve. Uma verdadeira aventura – por vezes perigosa – que muitos não querem ter.
É pena.

Cláudia disse...

A ir! Adoro assim essas praias =)

Beijocas

Green disse...

Parece ser realmente bonito :)