quarta-feira, 2 de março de 2016

O vinho.....e eu

Eu sabia que só podia fazer bem, amiga G. viste como eu tenho razão?????

Sabe o que acontece se beber vinho tinto todas as noites?

Sabe o que acontece se beber vinho tinto todas as noites?

Um novo estudo publicado no Annals of Internal Medicine revela que o vinho tinto é, de facto, um dos grandes ‘amigos’ da boa saúde.
Embora possa ser um desencadeador nato de problemas de fígado e alguns tipos de cancro, o consumo moderado deste ‘elixir de Baco’ pode ser um forte aliado contra as doenças cardiovasculares e Diabetes tipo 2.
E quando fala em consumo moderado, a investigação da Universidade Ben-Gurion (Israel) refere-se a nada mais, nada menos do que um copo de vinho tinto todas as noites, seja a acompanhar o jantar ou momentos depois.
Para o estudo, conta a revista Time, os investigadores contaram com a ajuda de 224 pessoas com diabetes tipo 2 e que não consumiam bebidas alcoólicas. Os inquiridos foram submetidos, durante dois anos, a uma dieta mediterrânea sem restrições calóricas e divididos em três grupos: no primeiro, era a água a bebida que acompanhava o jantar, no segundo era o vinho branco seco e no terceiro o vinho tinto seco.
E dos três grupos, foram os inquiridos que ingeriram vinho tinto os que apresentavam melhores níveis de colesterol bom (HDL) – e, por isso, níveis mais reduzidos de colesterol mau – e uma redução significativa dos componentes da síndrome metabólica, uma vez que também passaram a dormir melhor.
Foi ainda com o consumo de vinho tinto que os níveis de açúcar no sangue pós-refeição caíram em 30%, situação que não se verificou nos participantes que beberam água ou vinho branco. Esta percentagem mostra-se importante no controlo da Diabetes-
Para o mentor do estudo, James O'Keefe, o grande senão desta investigação é a incapacidade de controlar a quantidade de vinho que cada pessoa bebe, uma vez que se um copo ao jantar é altamente benéfico, mais do que isso pode dar azo às mais variadas doenças.

4 comentários:

esperto que nem um alho disse...

Já é sabido há muito tempo que o "tintol" ajuda a metabolizar as gorduras (queijo, carnes gordas), etc.
Nunca me recomendaram, mas na consulta de diabetes disseram-me que 0,250 l por dia, não faz mal e, nalguns casos, até faz bem.

Cláudia disse...

E eu que não gosto de vinho tinto aiiii

Beijocas

Anónimo disse...

Olha viste.........
beijinho amiga G.

Green disse...

Eu cá não gosto nada de vinho tinto, nem do cheiro...