PAIXÃO E FACEBOOK
A experiência de ouvir ambos os lados da barricada leva Maria de Jesus Candeias a notar que a "falta de comunicação" é um grande entrave na vida a dois. Na sala da terapeuta, os sofás dispostos em círculo convidam à conversa, o que nem sempre acontece na vida em casal, hoje com espaços de lazer frontais para a TV ou o computador.
"As duas pessoas que formam um casal trazem toda uma carga de história familiar e quando começam a viver juntos têm de aprender novas maneiras para conviver", explica. "A maior parte tem conflitos por situações mínimas, por questões de educação, como a maneira de estar à mesa ou os hábitos de estar com o outro. Mas também surgem discussões muito violentas. Muitos chegam aqui no limite e há quem saia porta fora, quem diga ‘já não gosto de ti’. São casais em situações de ruptura que nunca foram faladas e cara a cara são capazes de dizer ‘deixei de sentir amor’".
Por ser terapeuta do casal, Maria de Jesus Candeias acredita que "é a paixão que acaba. Há uma fase inicial de ilusão", em que se fala de tudo, "que se pode transformar e evoluir para um outro sentimento. Numa relação há três pilares fundamentais: confiança, respeito e amor. Isso nunca acaba", nota.
No entanto, apesar de todos os ensinamentos, emerge um novo paradigma, em que o divórcio passa a ser socialmente aceite, a traição já não é consentida, mesmo em casamentos tradicionais, e o Facebook "entra na vida dos casais", nota a clínica. "Por vezes, esse uso da rede social mais não é do que um jogo de sedução, mas o facto de se descobrirem novos actores no Facebook ou no e-mail gera enormes tensões".
14 comentários:
Temos de ter sempre cuidado no uso de tudo, inclusive nas redes socias. Como se costuma dize: nem 8 nem 80.
:)
É um ponto de vista :)
Abaixo o Face.
OMG! concordo tão plenamente com o que ela diz ao inicio: a comunicação é essencial entre o casal, pais e filhos, etc
olá Loucura espero que esteja tudo bem contigo!
bjs e saudades!
A comunicação é o mais importante. em relação ao face, depende mto das pessoas e daquilo que fazem por lá, há mtas que exageram!
Bom post!
Eu não tenho face!! :)
Pois temos :p
Sem comunicação não se vai muito longe, seja um relacionamento amoroso ou uma amizade.
É necessario ter cautelas com as redes sociais, ate na publicação de fotos e sempre restrigindo a amigos.
Bjstos
Depois também há outro lado... Já fui a um casamento em que os pombinhos foram "juntos" pelo FB!
beijinhos
Tudo com peso e medida. :)
Eu não tenho facebook mas acredito piamente que tanto pode servir para coisas boas e aproximar as pessoas como para separar outras, mas isso tambem acontece num bar, num café etc..acho eu..
2º. parte
Agora menina vá lá e diz realmente o que queres que eu te faça um pano de tabuleiro um saquinho, um mug rug. escolhe
ahh o meu mail apintaroxa@gmail.com
se entenderes podes não colocar esta 2º. parte no teu blog.
jokas da Pinta
Pinta como se eu soubesse colocar só uma parte do comentário...tu não sabes que a estrelinha só sabe mesmo é brilhar agora mexer nesta geringonça do blog já não sei!
Obrigada Pinta!
Amanhã a ver se te mando um e-mail eheheeh :) a ver se tenho coragem!!!
bjs grandes!
Enviar um comentário