quarta-feira, 27 de março de 2013

O que vestir


Ocasiões especiais: o que vestir quando não sabe o que há de vestir

ENTREVISTA DE TRABALHO

O primeiro ponto a ter em conta é qual o cargo para o qual se está a candidatar.
Se for para um lugar de executivo ou de administrador de um banco ou empresa, advogado ou outros que tais, obviamente os homens devem optar por um fato elegante, gravata (discreta - esqueçam os padrões cómicos e extravagantes para já), e sapatos (limpos!).
Para as senhoras, uma aposta certa é o tailleur ou saia e casaco, meias e sapatos clássicos de salto alto ou cunha.
Se a entrevista é para um call center, para criativo de uma agência de publicidade, jornalista ou outros trabalhos “informais”, a roupa será sempre descontraída e, de preferência, com estilo. Exemplos: calças de ganga com T-shirt cool (evitem as que têm mensagens demasiado irónicas ou subversivas!), ténis, etc.
Quando tiver dúvidas, pergunte a algum conhecido que trabalhe no local ou passe por lá uns dias antes e repare no que vestem as pessoas que lá trabalham.
Em qualquer caso, se tem que contactar com o público e não tem farda, um estilo mais conservador será sempre preferível, a menos que seja um café ou um bar. Se for uma loja de roupa, tente vestir a roupa que pretende vender.


REUNIÃO DE TRABALHO FORMAL

Aplicam-se os princípios da entrevista: depende do cargo que ocupa.
Em negócios, opte sempre pelo clássico podendo usar um acessório mais atrevido (um lenço, um alfinete, um colar...) para dar um toque pessoal.
Se o seu trabalho é mais descontraído, passe a mensagem que é suposto passar com o seu look. Será sempre importante que tenha um aspeto lavado e limpo, mesmo que seja excêntrica.




BATIZADO

Normalmente, os batizados celebram-se de manhã ou durante o dia. Portanto a roupa é sempre mais informal (quanto mais cedo for, menores os formalismos no vestuário) ou mesmo descontraída (se for uma cerimónia mais íntima e familiar).
Aos homens recomenda-se camisa e calças elegantes com casaco de tweed ou blazer.
Às senhoras, vestido curto ou saia e blusa, de cores claras ou com padrões de flores, com uns bonitos sapatos a condizer – podem mesmo ser rasos. Lembre-se que o protagonista da cerimónia é um bebé e vista-se a condizer.
Como será na igreja, evite levar decotes amplos, vestidos ou tops cai-cai ou saias demasiado curtas.
As palavras de ordem são descontração e leveza.


CASAMENTO

O vestido que as senhoras devem vestir define-se não só pela hora e o lugar da cerimónia, mas também por aquilo que é indicado para os homens.
Se o casamento for durante o dia dia, os homens usarão ternos em tons castanhos claros ou cinza e gravatas coloridas que combinem bem, com camisa branca ou em tons terra e sapatos castanhos. À noite, fato preto (de três peças, se quiserem), camisa elegante e gravata.
As senhoras devem usar vestidos curtos e pouco elaborados e podem usar chapéu – sendo que os casquetes mais pequenos também se podem usar à noite. Noutros casos, será melhor abster-se de adereços na cabeça, a menos que saiba que a madrinha ou a mãe da noiva também os vão usar.
A esquecer em qualquer casamento, seja religioso ou civil, são os vestidos brancos ou em tons bege. Ninguém deve roubar protagonismo nem ser confundida com a noiva no dia mais especial da sua vida. Os pretos também devem ser evitados, já que esta é uma cerimónia festiva e feliz e o preto está associado ao luto.


DICAS:

  • É sempre melhor ir discreta do que cair no excesso. Se tem dúvidas, deixe o seu longo vestido de gala no armário e opte por um vestido a meia perna com uns bonitos sapatos de salto que serão elegantes, sensuais e adequados em qualquer circunstância.
  • Tenha sempre atenção às indicações no convite de qualquer festa, já que é aí que habitualmente se especifica o traje a usar caso seja protocolar.
  • Se não liga as regras de protocolo ou gosta mesmo de as subverter, então marque bem o seu estilo com escolhas mais ousadas e originais, mas que não desrespeitem os anfitriões. Já que foi convidada, retribua com simpatia e educação, independentemente do look que escolher.

Para ver o artigo completo favor consultar a página:


Quem quiser pedir vales de desconto consulte o site Paramim
VALES DE DESCONTO
Vales de desconto

Poupe até €12 nos produtos do seu dia a dia

Peça já os nossos vales de desconto: Bellady, Oral-B, Duracell, H&S, Gillette, Fairy e Ariel.

11 comentários:

Sarah in Wonderland disse...

Não ligo muito a isso, acho que a festas a pessoa deve ir elegante e bem arranjada, mas nada de exageros. Não sigo normas de conduta sociais.

lena disse...

Olá Estrela.
Boas dicas. Eu tenho sempre básicos clássicos para ir a uma entrevista. Calça clássica preta, saia clássica preta, blazer e camisa. Assim estou sempre pronta.
Beijinhos grandes.

Maria disse...

belas dicas :)
Ja pedi os meus descontos :)

Cláudia disse...

Bons conselhos que estão aí =)

Beijocas

Meu Velho Baú disse...

Muito bom Estrela.
Registei
Bjs

Anónimo disse...

Obrigada pelas dicas. ;)

bjs

Opinante disse...

Dia 6 tenho um casório e por acaso ainda não decidi o vestido...

Green disse...

Para mim simples é o melhor.

Janny disse...

já pedi esses vales, mas ainda não os recebi :S

Ana Secco disse...

Adorei as dicas, super arrasou!

Beijinhos e estou seguindo

PINTA ROXA disse...

Pois eu não sou dessas "modernices" só se for a um casamento ou coisa assim mas agora já pouca gente se casa..lol
Agora vou é colocar o meu fato de noite, que é como quem diz: pijaminha, meias e robe.
joquitas