quarta-feira, 3 de abril de 2013

para reflectir...


Algumas dicas!

O quarto do seu filho é um caos? Ele está sempre a perder os materiais escolares ou parte todos os seus brinquedos? Não ajuda em nada em casa, nem mesmo a colocar a mesa para o jantar? Se respondeu "sim" a essas perguntas, então está na altura de reflectir sobre a importância de ensinar o seu filho a ter responsabilidades. Esta é uma tarefa que compete principalmente aos pais - não deve ser delegada exclusivamente à escola - e que começa bem cedo. Por volta dos 2 anos, a criança já começa a ter compreensão suficiente para aprender a cuidar daquilo que é seu. Quando ela termina de brincar, por exemplo, os pais podem ensiná-la aos poucos a guardar os seus brinquedos.
Foto: O quarto do seu filho é um caos? Ele está sempre a perder os materiais escolares ou parte todos os seus brinquedos? Não ajuda em nada em casa, nem mesmo a colocar a mesa para o jantar? Se respondeu "sim" a essas perguntas, então está na altura de refletir sobre a importância de ensinar o seu filho a ter responsabilidades. Esta é uma tarefa que compete principalmente aos pais - não deve ser delegada exclusivamente à escola - e que começa bem cedo. Por volta dos 2 anos, a criança já começa a ter compreensão suficiente para aprender a cuidar daquilo que é seu. Quando ela termina de brincar, por exemplo, os pais podem ensiná-la aos poucos a guardar os seus brinquedos.

8 comentários:

Janny disse...

sou completamente a favor ;)

Urban Cat disse...

Uma dica excelente :)

lena disse...

Concordo plenamente. A mais velha foi ensinada assim e hoje com 13 é ela que arruma o quarto dela, ajuda a por a mesa, lavar a louça e o que for necessário. O mais novo já sabe que tem de arrumar os brinquedos e com 4 anos está a ser ensinado a colaborar.
Beijinhos grandes.

Meu Velho Baú disse...

Dá um pouco de trabalho, mas tem que ter a noção que o que desarrumam tem que arrumar^.
Bjs

A Minha Essência disse...

Boas dicas nunca são demais! Merci. ;)

Cláudia disse...

Eu acho tão importante isso!
Muita gente não ensina os pequenos nem os "obriga" a arrumarem as coisas, vão lá elas e arrumam. Acho mesmo mal isso, eles têm que aprender.

Muito boa dica.

Beijocas

PINTA ROXA disse...

Eu todos, mas todos os dias tenho de ralhar com a aprendiz, opá é tão mas tão desarrumada...
Não sou a Fada do lar, mas tambem não tenho a casa de modo a que não possam lá entrar, mas no quanto dela, se eu permitisse, acho que as tralhas espalhadas no chão chegavam até à altura do colchão.

Green disse...

Boa dica.