domingo, 3 de maio de 2015

Faz mal ou não faz?

Não andes descalça no chão da cozinha, que te constipas!
Trata-se de um mito”, esclarece-nos Pedro Lopes, médico de clínica geral da Clínica Milenium.
As constipações e as gripes são situações provocadas por vírus, pelo que andar descalço no chão da cozinha ou noutra superfície fria, além da sensação desagradável de frio, em nada contribui para adquirir uma infeção viral.

Sai da corrente de ar!
Outra das crenças comuns é a famosa “ponta de ar” ou “pontada de ar”, que geralmente se traduz em dores musculares intensas e quase impeditivas. Há algum fundo de verdade científica nisto? Contudo, no que diz respeito às dores musculares que resultam da exposição a uma corrente de ar podemos encontrar uma explicação científica. Quando estamos expostos ao ar frio, por exemplo exemplo uma corrente de ar, o nosso organismo tende a utilizar os mecanismos de que dispõe para conservar a temperatura corporal, nomeadamente a contração muscular profunda, que é involuntária, isto é, não depende da nossa vontade ou controlo, e que é uma forma de o corpo produzir calor. Assim, ao fim de algum tempo de exposição ao frio e com a fadiga dos músculos podem surgir dores musculares, que podem ser intensas e mesmo incapacitantes.

Não saias para a rua de cabelo molhado!
Para além do medo de que pudesse despoletar vírus respiratórios, começou também a espalhar-se a crença de que ir para a rua com o cabelo molhado podia potenciar o risco de paralisia facial. “A paralisia facial consiste numa paralisia total ou parcial dos músculos da face, que pode ser classificada de duas formas: paralisia facial central ou paralisia facial periférica. 

Não tomes duche a seguir às refeições!
Após uma refeição, o organismo aumenta o aporte de sangue ao tubo digestivo para que o processo de digestão ocorra. Uma vez que o volume de sangue é constante, para fazer isto o organismo tem de o desviar de outras localizações, nomeadamente das extremidades do corpo. Quando estamos expostos a temperaturas baixas, como acontece num banho de mar, o organismo necessita desse mesmo sangue para manter a temperatura corporal. Para já não falar do sangue que é necessário transportar para os músculos, que nos permitem nadar, e mesmo dos músculos involuntários que se contraem para manter a temperatura do corpo. Acresce a isto o facto de o frio provocar uma contração (constrição) dos vasos sanguíneos, com consequente diminuição do fornecimento de sangue ao tubo digestivo, durante o processo de digestão em que ele é necessário. É por esta razão que o banho com água fria após uma refeição é desaconselhado. Contudo, um banho com água tépida ou quente e em ambiente com temperatura controlada, como acontece em nossas casas, não tem qualquer tipo de inconveniente.

Não bebas bebidas geladas!
Quando ingerimos uma bebida gelada ela vai provocar uma diminuição abrupta da temperatura com consequente despoletar dos mecanismos corporais para compensar esta variação térmica. Durante a digestão, a ingestão de bebidas frias vais provocar uma contração dos vasos sanguíneos, com diminuição do aporte (fornecimento) de sangue ao estômago, o que pode comprometer o processo digestivo.” Quanto às dores de garganta, na maior parte dos casos, é mesmo um mito. “Dores de garganta, só se o frio provocar irritação. Mas normalmente o frio é analgésico e até anti-inflamatório por isso é um mito. Quanto aos estados, gripais é falso. A gripe é uma doença viral, pelo que o frio não tem qualquer efeito.”

http://activa.sapo.pt/arquivo/2015-03-29-Faz-mal-tomar-banho-depois-da-refeicao--E-as-correntes-de-ar-constipam--Perguntamos-ao-medico?_swa_cname=sapo_fb&_swa_csource=facebook&_swa_cmedium=Web

E pronto, mitos à parte, desejo um belo dia da mãe a todas as mães deste planeta!!!

8 comentários:

Unknown disse...

Também li. Mas a maior parte das recomendações eu já não ligava nenhuma.

Cláudia disse...

Adorei! Que útil =)

Beijocas

sandra disse...

Tomar banho depois das refeições assustava-me mas agora depois da refeição dou sempre um banho rápido ao meu filho se deixar passar um intervalo maior aí é que já não me atrevo .bjinhos

Meu Velho Baú disse...

Obrigada pela partilha, estamos sempre a aprender....
Que tenhas tido um Bom dia da Mãe
:))

Anónimo disse...

ahahah gostei tanto deste post! Muito interessante!

Cátia Alves disse...

é só mitos em quase tudo o que conhecia :S
uma óptima semana :)
beijinhos

PINTA ROXA disse...

Pois eu devo ser então diferente. Se ando descalça fico constipada, não posso vir para a rua de cabelo molhado, nem pensar, com as correntes de ar é igual. a minha garganta não se dá bem com nada destas coisas. ahh bebidas muito frias é o mesmo.
Boa semana
Pinta

Anónimo disse...

Estamos sempre aprender!
bjs amiga G.