terça-feira, 27 de setembro de 2016

Sauna e banho turco

Eu e a amiga F. temos usufruído de tudo o que há para usufruir naquele ginásio!
Todas as semanas experimentamos aulas novas!
Frequentamos o banho turco e a sauna!
Enfim é uma panóplia de diversão!




sauna, chamada ainda de banho finlandês, cheia de água termica, consiste em uma sala ou casa com um ambiente muito aquecido, a fim de propiciar relaxamento. Há basicamente dois tipo de saunas: a "sauna a vapor" (sauna úmida ou banho turco) e a "sauna seca", que utiliza pedras ou outro material que é aquecido, sem libertar vapor. É frequente que à permanência na sauna se siga um banho ou chuveiro de água fria.

Alegadamente, entre os benefícios da sauna estão o alívio de dores de coluna, o aumento da circulação sanguínea, a hidratação da pele e desobstrução dos poros, o combate ao stress e hipertensão. Além disso, relaxa a musculatura, limpa e desobstrui as vias respiratórias, desintoxica e expulsa as impurezas do organismo e combate doenças do sistema respiratório.




Banho Turco

A sauna húmida, conhecida por banho turco ou hammam, realiza-se com uma temperatura húmida de 37º, que permite que a transpiração que se produz não se evapore. O corpo não consegue baixar a sua temperatura natural e sua ainda com mais abundância na tentativa de se refrigerar. A transpiração abundante ajuda a eliminar as impurezas do corpo e é particularmente benéfica para as pessoas que fazem retenção de líquidos. Reduz o stress e alivia as dores musculares.

Se, depois do treino, pretende desfrutar do banho turco ou da sauna, deve esperar cerca de 15 minutos para que a temperatura corporal baixe, evitando submeter o corpo a um golpe de calor. Recomenda-se, neste sentido, que comece a sessão pelo jacuzzi, siga para o banho turco e finalize com a sauna.
Para aumentar os benefícios do banho turco e da sauna, deve permanecer 5 a 10 minutos e de seguida tomar um duche de água fria, começando pelas extremidades até ao centro do corpo, para uma vaso constrição sanguínea que ajudará a eliminar os resíduos dos músculos e a nutri-los ao mesmo tempo.


7 comentários:

Cláudia disse...

Eu gosto dessas coisas, mas começo a sentir-me mal e tenho que sair para apanhar ar fresco =P

Beijocas

Green disse...

Assim é que é :)

Anónimo disse...

Olha ,olha é só coisas boas ,fazem muito bem!
bjs amiga G.

Janny disse...

saunas, banhos turcos, jacuzzis, não são bem a minha onda...

Anónimo disse...

Aceitam cães? É que a minha cadela anda a acumular líquido nos pulmões, devido a insuficiência cardíaca. lol

Gaja Maria disse...

Gosto tanto, mas o ginásio que frequente não tem nada disso nem nenhum da cidade onde moro. É mesmo uma pena..

Anónimo disse...

De repente parecias tu na sauna , mas depois lembrei...hum...eu nao tirei foto e digamos que não nos conseguimos encostar assim...está quenteeeee, mas sabe muito bem.. a pele fica diferente, depois tudo serve para rir naquele ginásio mmo depois de dias complicados..

beijinhos amiga F.