sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Pamukkale turquia

Vi uma foto na Agência Abreu no passatempo o Viajante do mês, era de um senhor neste local, achei tão bonito e fora do vulgar que decidi investigar!
Descobri este sítio lindo que um dia gostaria de visitar!

A água é quentinha!



Pamukkale ("castelo de algodão", em turco) é um conjunto de piscinas termais de origem calcária que com o passar dos séculos formaram bacias gigantescas de água que descem em cascata numa colina, situado próximo a Denizli, na Turquia. A formação do Pamukkale deve-se aos locais térmicos quentes por baixo do monte que provocam o derrame de carbonato de cálcio, que depois solidifica como mármore travertino. Foi declarado Património Mundial da UNESCO juntamente com Hierápolis em 1988.


Piscina da Cleópatra - Pamukkale -Turquia

pamukkale-turquia-flavia-mariano

Pamukkale fica na região de Hierápolis, que na antiguidade ganhou fama por ser uma cidade sagrada com águas consideradas medicinais e rejuvenescedoras. Atraia visitantes de todo o mundo e uma das frequentadoras assíduas era Cleópatra. A seu pedido, até uma piscina de água corrente foi construída em Hierápolis, conhecida popularmente como “Piscina de Cleópatra”.

Em Pamukkale, a temperatura das águas que descem colina abaixo, variam entre 35º C e 50º C e são procuradas por pessoas que desejam amenizar os sintomas de doenças nervosas, da pele e cardíacas. Além da sua fama por seus poderes medicinais, Pamukkale é, para muitos, considerada uma espécie de “fonte da juventude”.

Quem gostaria de banhar-se nestas águas?

14 comentários:

Fashionista disse...

eu! Que lindo!

Urban Cat disse...

Eu! Eu!!!
Que maravilhoso, esse lugar.
Já conhecia mas nunca estive lá, mas irei estar um dia, com toda a certeza. Só não sei quando :/

Opinante disse...

Chegou a ser uma das hipóteses este ano, mas depois de tanta confusão em Istambul, decidimos não arriscar. Ficará para uma próxima, assim como Capadócia :)

lena disse...

Olá Estrela.
Alguns amigos já la estiverem e gostaram muito. Eu também gostava muito de conhecer.
Beijinhos grandes.

Green disse...

Sem dúvida que a Turquia é um dos países que quero visitar :)

Anónimo disse...

Parece-me um sítio maravilhoso e se têm água quentinha ainda melhor. ;))


bjs

Meu Velho Baú disse...

Estrela , e eu que posso dizer que " já fui muito feliz em PamuKKale"
É um sitio maravilhoso , assim como alguns sitios que visitei na Turquia.
Bjs e Bom Fim de Semana

Marta Moura disse...

Que paraíso!

Te disse...

Não conhecia. É giro esse lugar e a água é tão límpida. Será que rejuvenesce mesmo??? :-)

Cláudia disse...

Muito giro =)

Quando for rica, visito o mundo =)

Beijocas

Tons Neutros disse...

Eu ia já!

Ritinha disse...

Já tinha ouvido falar deste lugar. É incrível! Se eu pudesse ia mesmo agora para lá :)

Janny disse...

eu querooooo, fantástico!

Boboquinha disse...

Eu sou doidinha por lugares assim. Sem piscinas ia na mesma :)