quarta-feira, 29 de maio de 2013

Mitos & Verdades Fitness

foto

Musculação emagrece?

Verdade: os que gostam de “puxar ferro” podem comemorar: de acordo com o professor Adriano, os exercícios de musculação ajudam, sim, na perda de peso. “Os exercícios resistidos ajudam no ganho de massa muscular. Esta, por sua vez, aumenta a taxa do metabolismo basal, tendo como consequência um maior gasto calórico, auxiliando no emagrecimento”, afirma.
foto

Malhar até a exaustão do músculo é a melhor forma de conseguir resultados rápidos na musculação?

Parcialmente Verdade: para esta questão, é preciso levar em conta as particularidades de cada corpo, frequência de treinos e outros fatores. Ainda assim, Victor afirma que, quando bem acompanhado, o treino até a exaustão garante a alta intensidade e otimiza o ganho de massa magra.


foto

Abdominal faz perder a barriga?

Mito: ter um tanquinho não depende somente dos abdominais, alerta Adriano. “O abdominal melhorará o tônus do abdômen, mas somente a união entre exercícios resistidos, aeróbios, uma boa alimentação se possível com acompanhamento de um nutricionista e um descanso adequado resultarão na diminuição da circunferência abdominal”, explica.

foto

Para conquistar músculos, atividades como ioga ou pilates são tão efetivas quanto a musculação?

Parcialmente Verdade: “nenhuma atividade é capaz de proporcionar ganhos de músculos como a musculação”, explica Guilherme. No entanto, ele ressalta que quem não pratica nada e passa a fazer estas atividades terá, sim, um ganho muscular. “É muito importante ressaltar que para a maioria das pessoas que querem melhorar a tonificação, mesmo o pilates e a ioga vão ajudar a melhorar o corpo. O senso comum mostra que natação só emagrece e basta vermos o corpo dos nadadores para saberemos que também faz melhorar e deixar os músculos mais durinhos”, observa.

foto

Correr com bastante roupa ajuda a emagrecer?

Mito: usar um moletom bem pesado e suar bastante – algumas pessoas acham que este é o segredo da boa forma. Mas Adriano avisa que esta prática pode até prejudicar o desempenho. “Isso pode causar a desidratação do indivíduo, por conta da transpiração excessiva com a grande quantidade de roupa utilizada”, alerta.

foto

Correr na rua é mais efetivo do que correr na esteira?

Verdade: na rua, a pessoa solicita de forma mais ativa os grupos musculares das pernas para ir para frente, enquanto na esteira a corrida é simulada. No entanto, Guilherme avisa que a diferença não é tão grande e o que interfere, no final das contas, é a regularidade do exercício. “Se compararmos duas pessoas, uma que corre na esteira e outra na rua, haverá pouca diferença em ganhos musculares e em aptidão física. Mas quando alguém está treinado só na esteira e começa a correr na rua, passará por uma pequena adaptação da mecânica de correr”.

foto

É verdade que as atividades aeróbicas só começam a gastar calorias a partir de 30 minutos?

Verdade: de acordo com o professor Rodrigo, o organismo precisa cerca de 20 minutos dentro da zona alvo para começar a queimar calorias.

São 40 mitos & verdades Fitness por isso se quiserem ver tudo, favor consultar o link: 

10 comentários:

Maria disse...

Interessante :)

Opinante disse...

Obrigada por partilhares :D

Cláudia disse...

Olha que interessante. Esta última então, não fazia a mínima ideia.

Beijocas

Fashionista disse...

gostei

Flutuações da mente disse...

Obrigada. :-)

Anónimo disse...

Obrigada pelas informações, sempre uteis. ;)


bjs

Janny disse...

eu queria mesmo era estalar os dedos e tcharan.... ter resultados :/

S* disse...

Dicas boas, gostei.

Anónimo disse...

Gostooooooooo! Boa partilha

Green disse...

Realmente... se formos a acreditar em tudo o que nos dizem...